Tarte de amêndoa tudo feito em casa




Bom dia !!
Pequeno almoço saudável para quem  gosta de comer  bem e sem glúten ( 1/3 de requeijão pouco gordo, doce de melão ou maçã, caseiro.) Crepe de aveia ( 1 copo de leite de coco, um ovo biológico, 6 colheres de sopa de farinha de aveia -pode triturar os flocos de aveia, só uso biológica e não OMG- e uma colher de fécula de batata. Pode substituir a farinha de aveia, por outra à sua escolha, mas atenção o glúten está no trigo, cevada e centeio). Só o milho,  fécula de batata, amido de milho, mandioca, não têm.
Bater com as varas, ou com a varinha, e colocar sobre uma pequena frigideira de crepes, com fio  de óleo de amendoim, duas colheradas da massa obtida. Fica espessa. Abanar e com a ajuda de uma espátula ir tornando mais fina. Virar e comer...

Ideia para uma bela tarte de amêndoa. 




Massa a esfriar







Forrar a tarteira com a massa ( feita na ocasião), já aqui coloquei a receita.







Massa quebrada 
 Ingredientes que precisa para a confecção :


250 ml de água 
2 colheres de sopa de azeite  
casca de limão q.b.  
125 gr. de farinha  
1 colher de chá de sal


Preparação:


1) Num tacho,  leve  a ferver a água com o sal, o azeite e a casca de limão.
2) Junte  a farinha de uma só vez, e em lume brando e com uma colher de pau,  mexer até a massa começar a descolar das paredes do tacho e formar uma bola compacta (este processo é muito rápido)
3) Desligue o bico do fogão, retire  a casca de limão e coloque  a massa sobre a bancada da cozinha para que esta  arrefeça..
4) Quando estiver com uma temperatura que permita ser trabalhada, polvilhe as mãos com farinha e amasse mais um pouco. Pegue no rolo da massa e trabalhe a massa, até adquira um centímetro de espessura. 
Coloque sobre a tarteira  previamente untada e polvilhada,  e corte os excessos. 

Pode com estes pedacinhos, acrescentando um pouco de açúcar pilé, fazer umas bolachinhas. Sempre faço para aproveitar as sobras de massa.

À parte bata  os seguintes ingredientes: 

1/2  chávena de farinha para bolos 
1 pitada  de sal
2 colheres de sopa bem cheias  de açúcar 
2 ovos biológicos
1  chávena de leite de coco ( eu faço, uma lata de leite de coco, e duas  iguais de água, levo a ferver e depois de esfriar, guardo numa garrafa de vidro, no frio).
 raspa de meio limão.
1 chávena de amêndoas laminadas.
Fica um creme fino que depois ficará cozido no forno e macio, muito agradável. Se gostar tanto de canela como eu, polvilhe com canela. Fica uma delícia.
Coloque sobre a massa e polvilhe com mais amêndoas laminadas.

Entretanto tenha o forno pré-aquecido,  coloque a tarteira no meio do forno .  Vinte minutos depois  com o forno a 180ºC/200º C está pronta a retirar. Os fornos são todos diferentes, devem vigiar, quando estiver dourada, desligam.

Deixe esfriar um pouco e com ajuda de uma espátula, retire da forma e coloque num prato para servir. Se tiver, use uma forma de fundo amovível.

Comentários

Mensagens populares