Estou super fã do meu pão


Olá meus queridos!!  ☁ ☂ Esperemos que o dia não esteja igual ao de ontem...choveu a cântaros!!

Estou a ficar perita  a fazer pão.

Esta semana fiz carcaças, e pão de forma. Estou a comprar menos de metade do pão que habitualmente comprava.


Para a preparação: 

Meio quilo de farinha
2 colheres de azeite
25 gramas de fermento
3 dl de água
1 colher café de sal marinho
farinha para polvilhar
a água deve estar morna para  que  o fermento entre em acção. Se a água estiver quente, o fermento que é composto por uma cultura viva, irá morrer e o pão não leveda.

Fazer um monte com a farinha, mesmo numa taça, colocar os ingredientes secos, misturar, sal, fermento ( usei Fermipan) e água morna, adicionar as duas colheres de azeite.

Amassar muito bem, dobrando a massa com o punho, na direcção do nosso corpo. Amassar por 15 minutos.
A massa deverá ficar elástica e despegar-se facilmente. Se estiver mole, acrescente um pouco mais de farinha, mas apenas um pouquinho. Pode deixar um pouco da farinha para adicionar nesta altura.




Tirar uma bolinha e colocar num copo com água fria. Quando o pedacinho da massa estiver ao de cimo da água, a massa está levedada a massa na taça, tapada com pano limpo e em local ameno, sem correntes de ar.

A massa deverá dobrar de volume.


Deixar levedar. Leva entre uma hora a uma hora e vinte. Dividir a massa em pedaços de 70 gramas, aproximadamente, (vai dar cerca de 50 gramas cada carcaça, depois de cozida), e enrolar em bola. Colocar no tabuleiro e deixar levedar mais 30 minutos. ( Se quiser volte a fazer o teste como copo de água e uma pedacinho da massa enrolada numa pequena bolinha. Quando esta vier ao de cima, a massa está boa. Não esquecer o tabuleiro com água no fundo do forno, faz toda a diferença, o pão fica mais tostado e cresce mais, mais macio, porque é criada uma atmosfera húmida!

No final da segunda vez a levedar, o pão volta a dobrar de tamanho. Molhe uma faca afiada e dê um golpe em cada carcaça, para obter o formato tradicional da carcaça.



Fiz o dobro da massa e aproveitei para fazer um pão grande.


Estava tudo óptimo.


Espero que gostem e experimentem. Eu adoro fazer pão!!

Comentários

Mensagens populares