Sobremesa deliciosa aproveitando bolo





Olá, boa tarde amig@s !!!

Estamos em pleno fim de semana...há por aí bolo que ninguém come?? Cá em casa adoramos bolo torrado ao pequeno almoço...já experimentaram?? iogurte com frutas e uma fatia de bolo torrado com geleia de frutas sem açúcar, um café acabado de passar...que mais se pode querer???

Mas desta vez, é mesmo uma sobremesa. Fiz um destes dias e estava uma delicia.
Pode fazer-se de diversas maneiras, isto é, o doce de ovos, pode ser substituído por pudim, até mesmo dos instantâneos. A gelatina de frutas, pelas gelatinas de pacote.

Esta que fiz, foi com doce de ovos, rápido já aqui ensinei a fazer na frigideira, e fiz gelatina de frutas, com 6 folhas de gelatina e sumo de fruta, natural. E fiz as natas light ( pouco gordas) só com duas colherzinhas de açúcar em pó às quais  adicionei duas folhas de gelatina incolor, ao chantilly já batido. Se não ficar muito firme, depois vai ficar, com as folhas de gelatina.
Isto porquê?? porque luto contra  a balança e preciso perder peso. Todas as embalagens de pudins e gelatinas têm muito açúcar e por isso faço diferente. Apenas por isso, é muito rápida e dá para uma casa de família.



Cortar as fatias de bolo, que vai aproveitar, que ficou seco, ou já fez outro e ninguém mais comer esse... bem finas, para forrar a taça. Pode substituir  por bolachas demolhadas em café forte, não adoçado.


Sobre o bolo, coloca seis ovos, em creme com duas colheres de nata, duas colheres de açúcar fino e meia chávena de água. ( Já aqui ensinei a fazer, o problema é que não pode deixar sozinho, tem de estar sempre a mexer. Coloca meia chávena de água e sobre ela  vai deitando e sempre a misturar, os ovos batidos com as duas colheres de natas e duas colheres de açúcar. Se ficar muito espesso, adicionar um pouco de nata ou água mas não fria. Claro que não é a receita tradicional, é uma receita para quem não quer engordar...:)

Sobre o anterior, deita as natas em chantilly às quais adicionou as duas folhas de gelatina, como referi acima.

Depois coloca  uma camada de gelatina, a foto ficou estragada. Fiz com sumo de  morango e maracujá com seis folhas de gelatina.
Volta a colocar mais chantilly  para finalizar.



Vai ao frigorífico por três horas. Geralmente a meio já dá para comer...;)


E o resultado final é uma verdadeira tentação. Frio é melhor. Pode ainda adicionar fruta a gosto por cima.
Como já era muito calórico, apesar de um doce light, resolvi não colocar. Dura uma semana no frio.

Bom apetite ...:)

Comentários

Mensagens populares