Arroz de mar






Numa caçarola leve a cebola a refogar levemente com o azeite e demais condimentos.
Num tacho coza os camarões ( usei 400 gramas) depois de os passar por água. Isto porque a água de cozedura, com uma pitada de sal, vai servir para depois usar na preparação do prato.

Coza os camarões apenas por três minutos, deite-os quando a água com a pitada de sal, estiver fervente.
Retire-os depois dos três minutos, reserve e desligue o fogo.

Entretanto na outra caçarola, coloque o arroz ( pode aumentar a quantidade) e os legumes depois de lavados. Deixe saltear um pouco até o arroz ficar como a cebola, quase transparente. Tem de ter o fogo reduzido.
Depois acrescente a água de cozedura dos camarões, coando por um passador. ( mais ou menos meio litro, se colocou mais água não deite fora. Reserve. Acrescente o concentrado de tomate e a colher de soja.  Coloque a colher de açúcar e canela e o sumo de limão, bem como os demais condimentos se não os colocou antes.
Corte a salsa depois de lavada  grosseiramente. Coloque sobre a mistura e mexa um pouco.
Tape e deixe cozinhar em fogo brando por 15 minutos. Tapado e em fogo brando.

No final dos 15minutos, coloque os camarões sobre a mistura de arroz e legumes que estiveram a cozinhar. Volte a tapar e deixe cozinhar por mas 5 minutos, desligando e servindo de imediato.





Se fizer com antecedência, deixe a fase destes cinco minutos, para  cozinhar na altura de servir. Assim, acabará de confeccionar o prato e este terá muito mais sabor. Ou seja, pode preparar de véspera e deixar para terminar, no dia seguinte, tendo o cuidado de guardar no frigorífico. Se a caçarola for de inox, pode deixar dentro dela.

Esta quantidade apresentada dá para 3 a 4 pessoas, pode como referi acima, acrescentar mais uma ou duas chávenas de  arroz, porque os 400 gramas de camarão serão suficientes.


Espero que goste da sugestão. Bom apetite e seja feliz !

Comentários

Mensagens populares