Bolo de iogurte e laranja

Sabia que o pequeno almoço é a refeição principal? Sai de casa  tomando-o sentado à mesa tirando para isso 10 a 15 minutos. Pode deixar a mesa preparada de véspera apenas faltando o sumo, leite, iogurte ou café, o habitual que costume tomar. Acrescente fruta e queijo e um bolo.  Uma fatia de bolo sabe sempre bem e pode fazê-lo sempre com menos açúcar. Muito melhor do que comer algo, em pé com um café expresso. Uma bomba logo pela manhã. Faça o seu café em casa, aqueça o leite ou tenha iogurtes, sumo, coloque tudo num tabuleiro, incluindo o açucareiro e leve para a mesa. Retire do mesmo modo, para não perder muito tempo.

Recorde-se que o adoçante é extremamente perigoso para a saúde. Cá em casa há muito se deixou de usar. Pode substituir o açúcar por frutose, muito menos calórico e usar menos quantidade. A pouco e pouco vai reduzindo, até por um mínimo. A frutose, é como o sal marinho,  é mais caro, mas não sabe o bem que lhe faria ao usar.
Comer em família...quantas vezes não se vêem todo o dia. Já pensou que de manhã a refeição é tão ou mais importante do que o jantar? Infelizmente a vida é curta e nunca sabemos  quando voltamos a ver quem amamos. Viva a sua família.. As recordações desse tempo, ficarão para todo o sempre.

Ter um bolo, biscoitos ou uma tarte, é muito  bom e as crianças adoram. Tente fazer bolos simples e macios, que até possam ser transportados como lanche, acompanhando uma peça de fruta, um sumo ou um iogurte.




Bolo de  iogurte e laranja

Ingredientes: 

  • 3 ovos médios 
  • Raspa de uma  laranja
  • Sumo de uma  laranja grande 
  • 2 potes de   de iogurte natural sólido ou líquido.
  • uma chávena/xícara e meia de açúcar ( 1 + 1/2)
  • 2 chávenas/xícaras de farinha fina para bolos  ( 2)
  • 1 colher de sobremesa  de fermento para bolos
  • Manteiga para untar a forma
  • Farinha para polvilhar a forma 
  • Pitada de sal marinho nas claras antes de bater em castelo 

Preparação:
Misture os ovos com a raspa e o sumo da laranja, os iogurte e o açúcar.   Misture bem até tudo ate obter uma  massa amarelo claro.

Acrescente a farinha com o fermento  e envolva bem.

À parte bata as claras em castelo firme, acrescentando uma pitada de sal marinho,  e envolva com a mistura anterior, devagar para que as claras não percam o ar.

Coloque a massa numa forma  previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno pré aquecido a  (200ºC).
Tempo de cozedura, meia hora depois de o forno estar bem quente.  Baixar o forno para os  180ºC. No final dos 30 minutos, espete o bolo com um palito, antes de o tirar do forno.

Deixe arrefecer um pouco,  e retire da forma. Pode cobrir o bolo com sumo de outra laranja, adicionando a este duas colheres de açúcar, para que ele fique mais húmido. Ou deixá-lo como está, fica um pouco mais seco.

Na receita original, leva  uma medida de iogurte, em óleo vegetal. Como tento retirar o máximo as gorduras da comida, confecciono sempre sem óleo e fica muito bom.




Dois potes de iogurte natural


Um chávena e meia de açúcar fino



Mexer muito bem



Adicionar as gemas


Adicionar à farinha uma colher de sobremesa de  fermento de bolos.


Duas chávena de farinha fina para bolos



Envolver a farinha à mistura amarela obtida com os iogurtes, açúcar e rapspa de laranja.



Adicionar o sumo de uma laranja grande.


Envolver bem.


Bater as claras em castelo firme, não esquecendo de colocar duas ou três pedras de sal marinho, para que fiquem mais firmes.



Envolver com muito cuidado à mistura anterior.


Envolva gentilmente para que o ar das claras não desapareça. Assim a massa fica muito mais fofa.


 Colocar em forma previamente untada com manteiga e polvilhada de farinha.


Pré aquecer  forno e depois colocar  o bolo. Como estava a fazer uma tarte, o forno estava bem quente.


Baixar o forno para 180º C e marcar meia hora.



E cá está o bolo pronto.


Espero que prove e experimente, é uma delícia. Para sobremesa, acrescente o sumo de outra laranja grande  adoçado com uma ou duas colheres de açúcar, sobre o bolo, quando ainda esta morno. Ficará húmido.




Bom apetite.

Comentários

Mensagens populares